A Vila

de pensamento e ação

Equipamento cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a Vila das Artes se afirma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas. Configura-se, na cidade, como um lugar de expansão, fluidez e avanços estéticos e políticos. Numa articulação de inúmeras interfaces, a Vila das Artes se faz com a cidade. É lugar de posse coletiva, fazendo emergir encontros e conexões que inauguram sentidos, mobilidades, interações e percursos tecidos pela cocriação.

Atualmente habitando o casarão batizado de Casa das Escolas, a Vila das Artes atua com programas formativos nas áreas de audiovisual, teatro, cultura digital e dança, cultivando potencialidades na apropriação, criação e intervenção crítica, em movimentação plural e constante de saberes. Compreendendo cultura como processo dinâmico, fomenta na rotina cultural práticas transversais que redesenham as relações que se dão entre arte, política e cidade. A Vila é memória e efervescência. Não afeita à rigidez e dotada de rigor que traduz profundidade, a Vila das Artes é escola que tem como premissa a construção de laços entre o fazer e o pensar, apostando nesse encontro como propulsor de forças criativas que se ancoram na autonomia e na crítica.

Em diálogo permanente com diferentes instâncias, a Vila das Artes assume sua participação no desenvolvimento do campo cultural da cidade, efetivando mecanismos democráticos de participação e acesso às políticas públicas da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), reconhecendo e dando continuidade aos processos de formação, produção, fruição, circulação e debate. Considerando a feição simbólica como constituinte do cotidiano cultural, na Vila se faz encontrar uma conjugação híbrida que resulta em obra e ato de ser.

 

Confira aqui o vídeo institucional da Vila das Artes

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *