A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abre inscrição para ouvintes do módulo Cinema Africano pela Descolonização das Telas, que faz parte do curso de realização em audiovisual. As aulas serão entre os dias 7 e 11 agosto.

O módulo será ministrado pela pesquisadora e doutora em História pela PUC-Rio, Janaína Oliveira, que realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro no Brasil e na diáspora e também sobre as cinematografias africanas.

O módulo ocorrerá entre os dias 07 e 11 de agosto, no horário de 14h às 18h e serão contempladas como ouvintes as dez primeiras pessoas que chegarem com uma hora de antecedência para efetuar inscrição.

Mais sobre o módulo

Cinema Africano pela Descolonização das Telas propõe traçar um panorama da produção de filmes no continente africano a partir da segunda metade do século XX, considerando os seguintes pontos: colonialismo, racismo, exotismo e políticas da representação.

Vários questionamentos e características serão estudadas como a luta anticolonial e a emergência histórica dos cinemas africanos, a condição pós-colonial e a descolonização no cinema, a construção de identidades nacionais, os projetos pan-africanistas e o comum no cinema.

Serviço

Data: 07 à 11 de agosto

Horário: 14h às 18h

Local: Rua 24 de Maio, 1221 – Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *