A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes lança inscrição para mais uma oficina gratuita do Programa de Férias, nesta segunda-feira (15/01).  Intitulada “O Som no Audiovisual”, a oficina será ministrada pela professora Catarina Apolonio, com duração de 20 horas/aula. Esta é a sétima oficina lançada pelo Programa de Férias, em menos de dois meses. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza e todas as suas atividades são gratuitas.

O curso pretende ensinar os alunos a como pensar e planejar o som como elemento narrativo no audiovisual, além de apresentar questões mais técnicas, como o trabalho com a equipe de som no set de gravações (funções e relações); escolha e uso dos equipamentos; e catalogação e armazenamento do material sonoro. A carga horária das aulas será metade expositiva e metade prática.

Catarina Apolonio é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e especialização em Som Para Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y Television – Cuba (2007 a 2010). É Técnica de Gravação e Operação de Áudio do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará e profissional freelancer em edição e finalização de som e imagem em toda a América Latina.

As inscrições da nova oficina vão até o dia 25 de janeiro, com resultados divulgados no dia 26 do mesmo mês. O Programa de Férias ainda conta com  inscrição abertas para os cursos “Incentivo à Criação de Mostras e Festivais” e “Fragmentos de Imagens e Sons que Estimulam nossos Sentidos”, além de mais quatro oficinas finalizadas ou em andamento.

Confira as informações de todas as oficinas!

Cineclubismo: Trajetórias e Mapeamentos com Victor Guimarães (20h/a)
A oficina tem como objetivo propor um espaço de reflexão e prática em torno do cineclubismo, sua história, seus pressupostos e seus desafios no presente. A partir de referências teóricas e históricas, reflexões sobre experiências recentes, discussões sobre metodologias e elaboração de uma intervenção prática, a oficina visa promover uma introdução sólida e qualificada à práxis cineclubista. Victor Guimarães é crítico de cinema na revista Cinética desde 2012 e no site Horizonte da Cena desde 2015. Fundador e programador, com Mariana Souto, do Cineclube Comum, que realiza atividades de exibição e reflexão cinematográfica em Belo Horizonte desde 2012.
REALIZADO

Processos Criativos em Performance e Instalação Sonora com Eric Barbosa (20h/a)
A oficina propõe realizar um processo imersivo sonoro no que tange os conceitos de intervenção, instalação e exposição, fundamentando esta formação em conceitos de site-specific, arte sonora, improvisação livre, arte-ruído, sistemas imersivos, soundtrification e performance sonora-espaciais. A oficina será ministrada por Eric Barbosa, compositor, educador, artista multimídia e produtor. Integrante do grupo experimental de música Fóssil. Sua produção artística transita por linguagens que envolvem música, cinema, dança, teatro, performance, arte sonora, pesquisas no conceitos de escutas de cidades/metrópoles e instalação sonora.
REALIZADO

Crítica e Curadoria de Mostras e Festivais com Amaranta Cesar (10h/a)
Diante da emergência de práticas cinematográficas que dão formas às lutas de movimentos sociais diversos por visibilidade e justiça, a oficina pretende refletir sobre o modo como a atividade de curadoria e programação pode responder com uma ação, no próprio cinema, à interpelação política dos filmes e às urgências do presente em relação à vida. Amaranta Cesar é professora adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É doutora em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2008) e realizou estágio pós-doutoral na New York University. Idealizou e coordena o Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira.
Data: 15 a 17/01
Horário: 9h às 12h
EM ANDAMENTO

Efeitos Especiais para Vídeo com Isadora Stevani (20h/a)
Neste curso o participante vai aprender as ferramentas e técnicas básicas para criar Efeitos Especiais em vídeos. Começando com uma introdução ao software After Effects e progredindo para a aplicação de conceitos estruturais como chromakey, rotoscopia, máscaras, traqueamento 2D e 3D, inserção de elementos gráficos, animações, composições e ajustes de cor. Realizaremos uma jornada de 5 dias para explorar de forma prática a criação de Efeitos Especiais. Isadora Stevani é diretora, editora e finalizadora. Formada em Rádio e TV, se focou nos estudos de finalização como efeitos especiais, animação e ilustração 3D.
Data: 15 a 19/01
Horário: 14h às 18h
EM ANDAMENTO

Incentivo à Criação de Mostras e Festivais com Lis Kogan (10h/a)
Em uma época marcada pelo acesso direto e quase irrestrito aos filmes, em que plataformas de vídeo online e equipamentos de exibição caseira dominam a cultura do audiovisual, qual o sentido de se realizar uma mostra ou festival? A oficina propõe o debate sobre conceitos de programação, possibilidades de recorte e motivações para se elaborar uma mostra ou festival. Lis Kogan é graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2002 trabalha com programação e difusão do cinema brasileiro em geral, e do cinema brasileiro contemporâneo em particular. Programou o Festival Internacional de Curtas do RJ – Curta Cinema por quatro edições, e em 2009 fundou com outros curadores e cineastas a Semana dos Realizadores, cuja direção geral e artística assumiu de 2011 a 2016.
Data: 22 a 24/01
Horário: 9h às 12h
Link: http://bit.ly/2AhMQon
Período de inscrições: 03/01 a 18/01
Resultado: 19/01
Vagas: 25

Fragmentos de Imagens e Sons que Estimulam nossos Sentidos com Ivo Lopes (20h/a)
A oficina busca fazer uma análise dos elementos que compõem as cenas, como cada elemento está posto e o que ele proporciona em conjunto com os demais. Destrinchar a cena (todas as camadas do som e da imagem). Ivo Lopes é diretor de fotografia e membro do coletivo cearense Alumbramento, trabalha também como diretor, roteirista e produtor.
Data: 22 a 26/01
Horário: 14h às 18h
Link: http://bit.ly/2lRVc0u
Período de inscrições: 03/01 a 18/01
Resultado: 19/01
Vagas: 25

O Som no Audiovisual, com Catarina Apolonio (20h/a)
O curso pretende ensinar os alunos a como pensar/planejar o som como elemento narrativo no audiovisual, além de apresentar questões mais técnicas, como por exemplo: trabalho com a equipe de som no set de gravações (funções e relações); escolha e uso dos equipamentos; catalogação e armazenamento do material sonoro. A carga horária das aulas será metade expositiva e metade prática. Catarina Apolonio formada em Comunicação Social pela UFPE (2005) e especialização em Som Para Cinema e TV pela EICTV-Cuba (2007 a 2010). É Técnica de Gravação e Operação de Áudio do ICA/UFC e profissional freelancer em edição e finalização de som e imagem em toda a América Latina.
Data: 29/01 a 02/02
Horário: 14h às 18h
Link: http://bit.ly/2EJDioL
Período de inscrições: 15/01 a 25/01
Resultado: 26/01
Vagas: 25

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *