As inscrições estão abertas de 07 a 12 de junho

Do dia 17 a 20 de junho, na Escola de Artes Visuais da Vila das Artes,acontecerá o curso “Fabulação nas artes visuais” ministrado pelo artista Wes Viana. Com uma carga horária total de 08 horas, a atividade é gratuita e será realizada, das 14h às 16h, presencialmente entre os dias 17 e 20 de junho.

As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (12/06) por meio de formulário disponível abaixo. A faixa etária mínima para participar é de 16 anos, e o curso é destinado a todos os interessados na temática da fabulação nas artes visuais.

>> RESULTADO

>> Formulário eletrônico

A ementa das aulas tem como foco as ocorrências da fabulação na arte contemporânea brasileira, explorando uma cartografia de artistas visuais que se destacam nesse campo. Entre os nomes estudados estão Gê Viana, Eliana Amorim, Denilson Baniwa e Yhuri Cruz, cujas as obras ressignificam imagens históricas do Brasil, através da colagem como método artístico.

O curso é fomentado com recursos do Edital Para as Artes 2023, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, com base na Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), do Governo Federal do Brasil.

Quem é Wes Viana?

O facilitador do curso, trabalha com formação e pesquisa em artes. Com uma trajetória acadêmica interdisciplinar entre Artes, Letras e História, atualmente se dedica a tensionar o apagamento histórico de minorias sociais em sistemas de saber e poder, visando uma democratização do acesso à arte e à cultura na cidade de Fortaleza. O curso tem como base a sua dissertação de mestrado, que se chama “Fabulação na arte contemporânea brasileira: cartografia de artistas visuais”, defendida em 2023, na Universidade Estadual do Ceará.

Escola Pública de Artes Visuais

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema. Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e o Salão de Abril.

Serviço

Curso "Fabulação nas Artes Visuais"
Facilitador: Wes Viana
Carga horária: 08 horas/aula
Período: 17 a 20 de junho
Horário: das 14h às 16h
Formato: Presencial (Complexo Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Período de inscrição: 07 a 12 de junho, por meio de formulário no site da Vila das Artes
Faixa etária: a partir de 16 anos
Público-alvo: Interessados na temática

Publicado na categoria  
Artes VisuaIs
no dia 
7/6/2024

Mais notícias de 

Artes VisuaIs

Ver tudo