A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (EPAV) apresenta a primeira edição da PARTILHA, mostra de filmes produzidos nos percursos formativos da instituição. O evento será promovido no dia 07/11, com sessões às 17h e 19h, no Cinema do Dragão do Mar, com exibição gratuita. Após a exibição dos filmes, haverá debates mediados por Érico Araújo, professor e pesquisador nos campos do cinema, audiovisual e artes visuais.

A exibição terá arrecadação de fundos para contribuir com as atividades desenvolvidas pela ONG CASA TRANSFORMAR (Casa de apoio LGBTQIAP+ em Fortaleza – CE). No dia da exibição, o intuito é receber doações voluntárias de materiais de higiene, limpeza, alimentação, vestuário e medicação que serão repassadas para a ONG.

Segundo a coordenadora da escola, Kennya Mendes, a mostra atua como uma conexão, alinhando-se com um mundo em constante transformação, onde a criatividade desempenha um papel fundamental. "A comunicação desejada vai além do meio visual e auditivo, surgindo como um vínculo que une narrativas vivas e memórias reveladas. Esta é a inauguração da primeira de muitas edições que estão por vir. Os estudantes foram incentivados a criarem narrativas onde tiveram como compreensão de sentidos a ligação a um corte temporal e as suas subjetividades narrativas. A imagem e o som como fusão em múltiplas narrações e narrativas possíveis", destacou Kennya.

Programação

Sessões a partir de 17h (58 minutos)

Mixadxs

Direção: Rose Alves, 21’, documentário, 2023

A rotina de três DJs na cidade de Fortaleza, responsáveis pela programação musical em bares, restaurantes e festas alternativas, onde desempenham seu papel sem o protagonismo dos clubes mais consagrados ou grandes festivais de música eletrônica. Esses personagens mostram a complexidade do universo de Djs, revelando suas rotinas, desafios, expectativas e as dificuldades enfrentadas em um universo repleto de padrões e barreiras como etarismo, transfobia e racismo.

Urubu Aterrado

Direção: Cris Sousa e Wes Oliveira, 20’, documentário, 2023

A partir das memórias de sua mãe, Cris lança um olhar sobre o tempo e o espaço que um dia viveu. As memórias em trânsito se alteram como a força do vento que modifica a paisagem à beira mar. A favela do urubu está aterrada pelo poder da classe dominante

Onde nasce um peixe roncador

Direção: Letícia Viana E Naya Oliveira, 17’, doc-ficção, 2023

“Onde nasce um peixe roncador" é um documentário ficcional, que surge da necessidade de investigar o processo literal de invisibilidade da maior favela de Fortaleza. O filme narra a história de Gisele, uma moradora do bairro, estudante e pesquisadora que documenta a memória de existência e resistência de seu território, o Pirambu.

Sessões a partir de 19h (48 minutos)

Jaci

Direção: Bruno Lobo La Loba, 15’, ficção, 2023

Uma artista solitária tenta concluir uma maquete, enquanto enfrenta os problemas de estrutura de sua própria casa. Em uma madrugada tensa, Jaci é atormentada pela respiração de uma rachadura. À medida que a proporção entre a realidade e a representação começa a se desmoronar, ela é levada em uma jornada de reconstrução interior.

Kila e Mauna

Direção: Ella Monstra, 19’, ficção, 2023

Uma ligação no meio da noite pode mudar todos os caminhos. Em busca de Triz, uma amiga desaparecida, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate. Para chegar onde querem terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.

Tradição é Movimento

Direção: Karina das Oliveiras, 14 min, Doc-Fic, 2023

Sinopse: Uma festa de música eletrônica no interior do Ceará reúne estudantes africanos. As memórias ancestrais moram no viver das danças. Elas nos contam as histórias, sim, Lopita Ngolo e Bombo. A concha é a nossa guia. Sim, há muitos caminhos e encontros.

Escola Pública de Audiovisual
Foi criada em 2006 para implementar projetos de formação, potencializando processos de criação e abrindo espaço para o debate e o pensamento crítico com os diversos circuitos da cidade de Fortaleza (CE). As atividades têm por finalidade provocar encontros constantes para tratar de questões relativas à imagem e ao som, aos múltiplos códigos deles derivados, aos seus usos socioculturais, às elaborações de natureza teórica mais atuais acerca da esfera do audiovisual. Mais do que uma escola nos modelos tradicionais, o que se busca criar é um espaço propício para que professores, estudantes, equipe e convidados possam encontrar suas próprias respostas para as diversas questões que envolvem o audiovisual.

Sobre a "Casa Transformar"
A Casa Transformar, localizada em Fortaleza, Ceará, é uma casa de acolhimento dedicada a pessoas LGBTQIAP+. Fundada por Lara Nicole (Nik Hot) e Davylla Lima, o projeto oficialmente começou em outubro de 2019, embora já estivessem acolhendo desde o final de 2017. A casa oferece acolhimento a indivíduos em situação de vulnerabilidade social e/ou rejeição familiar, enquanto também se concentra na capacitação da comunidade LGBTQIAP+. Além de acolher pessoas residentes, o projeto oferece cursos, oficinas e workshops gratuitos e voluntários, abrangendo áreas como italiano, inglês, defesa pessoal e inclusão esportiva por meio de aulas de jiu-jitsu, entre outras atividades.

Sobre Érico Araújo
Profissional que atua nos campos da educação, pesquisa e curadoria, com ênfase em cinema, audiovisual e artes visuais. Além de ser professor no Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), ele também ministrou cursos no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC) como professor substituto entre 2019 e 2021, com foco em escrita e metodologia de pesquisa. Ele concluiu seu doutorado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Estudos de Cinema e Audiovisual, em cotutela com a Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Além disso, ele participou de equipes curatoriais em festivais como FestCurtasBH 2021 e BEIRA - Porto Velho em 2022 e esteve envolvido na coordenação de percursos pedagógicos relacionados às artes e ao audiovisual. Em 2011, ele contribuiu para a Coordenação Pedagógica do Curso de Graduação Plena em Comunicação Social para Assentadas e Assentados da Reforma Agrária - Jornalismo da Terra, uma iniciativa da UFC em colaboração com o Pronera.

Serviço:
PARTILHA: mostra de filmes da Escola Pública de Audiovisual
Quando: Terça-feira (07/11) Sessões: 17h e 19h
Público-alvo: livre
Onde: Cinema do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Centro)
Ingressos disponíveis gratuitamente na bilheteria do Cinema a partir das 14h

Publicado na categoria  
Audiovisual
no dia 
1/11/2023

Mais notícias de 

Audiovisual

Ver tudo