O artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra de arte

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), anuncia a abertura das inscrições para a 75ª edição do Salão de Abril, mostra de arte inserida no rol das mais antigas da América Latina. O processo de inscrição e submissão dos trabalhos artísticos ocorrerá no período de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2024, por meio do site do Salão de Abril. Na plataforma, os interessados poderão realizar inscrição e o envio dos documentos solicitados.

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura, e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, com programação plural.

Homenagem a Descartes Gadelha

Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Das inscrições

As inscrições e a submissão dos trabalhos artísticos ocorrerão simultaneamente, através do formulário online disponível no site: https://www.salaodeabril.com.br/, no período de 15 de janeiro de 2024 a 13 de fevereiro de 2024.

A inscrição é gratuita, sendo disponibilizadas 38 vagas. Dessas, 30 são destinadas, exclusivamente, a artistas que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará por no mínimo dois anos.

As oito vagas restantes serão exclusivamente para artistas residentes ou radicados nos demais estados nordestinos, por no mínimo dois anos.

Os proponentes selecionados para participar da mostra receberão a quantia de R$ 5.000,00.

Para consolidação do edital, uma consulta pública foi realizada entre os dias 26 de dezembro e 04 de janeiro, com o objetivo de acolher sugestões dos artistas e produtores. A minuta foi disponibilizada no Canal Cultura, da Prefeitura de Fortaleza.

Confira o edital AQUI

Anexos
Formulário de Recurso aqui
Declaração de Residência aqui
Modelo de Carta de Exclusividade aqui
Cronograma de execução aqui

Serviço


Inscrições para o 75º Salão de Abril - edição 2024
Período: de 15 de janeiro de 2024 a 13 de fevereiro de 2024
Inscrições: site do Salão de Abril https://www.salaodeabril.com.br/

Publicado na categoria  
Casa do Barão de Camocim
no dia 
15/1/2024

Mais notícias de 

Casa do Barão de Camocim

Ver tudo