A programação acontece nos dias 22, 23, e 24 de novembro

A Vila das Artes, em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11),  preparou uma programação com o intuito de promover reflexões profundas, através de diálogos significativos. O objetivo é criar um espaço de conexão e aprendizado inspirando uma atmosfera que ressoe com o valor e a importância da data no cenário cultural do país.

Confira a programação completa:

Seminário: "AfroPatrimônios em Fortaleza: entre memórias e temporalidades"

No dia 22/11, das 15h às 17h, na Casa do Barão de Camocim, a Professora Cícera Rozizângela Barbosa Ribeiro participará de um seminário que abordará aspectos sociais e culturais da formação de Fortaleza a partir do patrimônio e memórias do povo negro. Aberto ao público, o evento está sujeito à lotação, com limite de 25 pessoas.
Local: Casa Barão de Camocim
Horário: 15h às 17h
Data: 22/11

Roda de Conversa: "As religiões afro-brasileiras e o enfrentamento ao racismo religioso"

No dia 23/11, às 19h, na Vila das Artes receberá uma roda de conversa especial. Com a presença do Babalorixá Roberto de Osanyin e Lourdes Vieira, ambos atuantes no combate ao racismo religioso, a atividade será mediada por Elissania Oliveira em parceria com Associação Ogum Jobi. O intuito é discutir o papel das religiões afro-brasileiras na luta contra o racismo, explorando suas práticas ancestrais e visões de mundo. Não é necessário realizar inscrição prévia, mas a participação está limitada a 30 pessoas.
Local: Vila das Artes
Horário: às 19h
Data: 23/11

Seminário: "Humor e Racismo: a responsabilidade de combater o humor racista"

No dia 24/11, às 19:00, será promovido um seminário que visa refletir sobre o compromisso dos artistas no enfrentamento ao racismo e preconceitos, sobretudo no contexto humorístico. Conduzido por Elissânia Oliveira, o evento não requer inscrição prévia, porém a capacidade máxima do espaço também é limitada a 30 pessoas.
Local: Vila das Artes
Horário: às 19h
Data: 24/11

MINI-BIO MEDIADORES:

Roberto fde Osanyin
Iniciado em 12 de outubro de 1988 no Ilé Àse Ogboju Fire Imo Ògún Oya (RJ), pelo Bàbálòrìsà Ogunjobi, onde também tomou todas as suas obrigações com o mesmo zelador. Neto de Joaquim Mota (Ijijimin) do Ilé Àsé Fioro Sakapata (RJ) e descendente do Àse Òpó Àfònjá (RJ), o Bàbálòrìsà Roberto de Òsanyín é o responsável por trazer o Àse Òpó Àfònjá ao Ceará, sendo o zelador do Ilé Àse Osanyin Yansan, desde 2003 em Aquiraz-CE.

Lourdes Vieira
Mulher negra, mãe, Egbomy do Ilé Àxé Ósanyin Yansan e advogada popular. Graduada em Direito pela UNIFOR, atua na equipe do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Popular Frei Tito de Alencar, e é integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e de Direitos Humanos da OAB/CE.

Elissânia Oliveira
Mulher preta, periférica e candomblecista. Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, mestra em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora da rede de ensino do Estado do Ceará. Área de atuação e interesse: Questões étnico-raciais, Ensino de História, Ensino de Sociologia, Educação Antirracista, Teatro e Educação, práticas pedagógica de promoção ao orgulho racial.

Cícera Rozizângela
Cícera Rozizângela Barbosa Ribeiro é professora de História da rede pública (Seduc CE). Mestranda em História Social pela UFC, licenciada em História pela UFC, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq).

Serviço
Semana da Consciência Negra na Vila das Artes
Data: 22 ao dia 24
Seminário: "AfroPatrimônios em Fortaleza - entre memórias e temporalidades (22/11 das 15h às 17h, na Casa do Barão de Camocim, 25 vagas)
Roda de Conversa: "As religiões afro-brasileiras e o enfrentamento ao racismo religioso (23/11 às 19h, na Vila das Artes, 30 vagas)
Seminário: "Humor e Racismo: a responsabilidade de combater o humor racista" (24/11 às 19h, na Vila das Artes, 30 vagas)
Gratuito

Publicado na categoria  
Geral
no dia 
17/11/2023

Mais notícias de 

Geral

Ver tudo