A

Escola Pública de Circo da Vila das Artes apresenta a palestra-performance "Revelando os fios de uma escrita dramatúrgica circense", com Diocélio Barbosa, da Trupe Arlequin (PB). A atividade, destinada a artistas circenses e ao público em geral, ocorre nesta quarta-feira (03/08), às 19h30, na Vila das Artes.

Baseado no processo de criação da obra circense, documental e autobiográfico "Por um fio", a palestra é parte do curso "Dramaturgia Circense", formação já em andamento na Vila das Artes, ministrada por Diocélio Barbosa de 01 a 05/08. A obra "Por um Fio" é a mais recente criação da Trupe Arlequin de Circo Teatro, companhia paraibana fundada por Diocélio Barbosa em 2008.

"O encontro pretende revelar como emergiu a escrita dramatúrgica de 'Por um Fio', trabalho constituído durante uma residência artística de pesquisa e criação", explica Diocélio. "É um convite para pisar na terra, colher memórias, cavar documentos, colher frutas e se pendurar em uma ação de trançar, tramar, costurar, alinhavar, tecer, coser, remendar, unir, juntar, ligar, fiar", complementa o ator.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI)

Sobre o ministrante
Diocélio Barbosa atua no campo das artes cênicas como ator, palhaço, circense, diretor, dramaturgista, pesquisador, professor, curador e produtor cultural. Já desenvolveu trabalhos artísticos na Argentina, Chile, Portugal e França. Atualmente é Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui formação superior em Dramaturgia Circense pelo Centre National des Arts du Cirque (França). Atuou como Gerente de Circo no Estado da Paraíba. É artista e fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro (PB) e coordena as atividades da produtora Arlequino Produções e do Festival Internacional Balaio Circense.

Serviço
Palestra-Performance "Revelando os fios de uma escrita dramatúrgica circense", com Diocélio Barbosa
Data: Quarta-feira (03/08)
Horário: 19h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)

Foto de divulgação: Ronildo Nóbrega

Publicado na categoria  
Circo
no dia 
2/8/2022

Mais notícias de 

Circo

Ver tudo