Centro Cultural Casa do Barão de Camocim

Casa do Barão de Camocim

O Centro Cultural Casa do Barão de Camocim é um equipamento integrado ao Complexo Cultural Vila das Artes, dedicado às artes visuais. Manifestações artísticas, como desenho, pintura, design, escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, cinema e arquitetura, encontram, na centenária casa, espaço para realização e difusão, mantendo sinergia e consonância com as atividades das escolas de formação da Vila das Artes.

O Barão de Camocim

A edificação onde hoje funciona o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim pertenceu, em sua origem, a Geminiano Maia. Nascido em 2 de fevereiro de 1847, em Aracati, mudou-se para Fortaleza em 1864, quando fundou com os irmãos, na Rua da Palma, atual Rua Major Facundo, a próspera importadora de tecidos Maison Louvre. Após confiar o empreendimento a um sócio, mudou-se para Paris, onde se casou com Rose Nini Liabastre. Quando do seu retorno ao Brasil, no início de 1893, Geminiano recebeu do Reino de Portugal, por meio da Princesa Isabel, o título nobiliárquico de Barão de Camocim por seus feitos filantrópicos.
Com o seu retorno, dá início a construção da mansão na antiga Rua da Cadeia. O documento de compra do terreno data de 1885, mas a data da construção não é precisa. A propriedade compreendia apenas o casarão e o vasto jardim, além do pomar e a ala da Baronesa, um recanto especial à esquerda da residência. Com o crescimento da família, os espaços deram lugar a casas para os herdeiros. O velho palacete foi construído a partir de uma planta européia, em estilo renascentista, sob atenta orientação do próprio Barão de Camocim.

Espaços

5 galerias para exposição
Pátio externo para atividades culturais e gastronômicas
2 salas multifuncionais
Ateliê para oficinas de artes

Preservação da Memória Coletiva do Povo Fortalezense

Em função do seu valor simbólico e histórico-cultural, a Casa do Barão de Camocim foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural do Município, em 5 de dezembro de 2007, por meio do Decreto Municipal nº 12.304. Além da sua importância histórica, artística e arquitetônica, a relevância do tombamento da residência consiste no fato de se constituir destacado exemplar da arquitetura residencial de Fortaleza, configurando-se como uma das raras edificações do tipo remanescentes na cidade. A Casa do Barão de Camocim recebeu intervenções em sua estrutura durante o ano de 2017. O projeto de reforma e restauro do espaço contou com alterações nos pisos e paredes, com a substituição de estruturas de madeiramento, com a instalação de banheiros e outras intervenções que capacitam o espaço ao uso da população.



Atividades

- Casa Cor (2016)
- 69° Salão de Abril (2018)
- Nossas Janelas - Descartes Gadelha (2018)
- Dhamma - Narcélio Grud (2018)
- Memorial Sinhá D'Amora (2019)
- Aguadô - Leo Silva (2019)
- 70° Salão de Abril (2019)
- Ariel no Mundo da Montação - Ariel Volkova (2019)
- Festival Borda (2019)
- As coisas não querem ser vistas por pessoas medianas - Coletivo Absolutamente Ninguém (2019)
- 71º Salão de Abril (2020)
- 72º Salão de Abril (2021)
- 73º Salão de Abril (2022)
- 74º Salão de Abril (2023)

Alderley Rocha

View Posts
Coordenador Executivo

Davi Oliveira

View Posts
Arte-educador

Fabício Campos

View Posts
Assistente de Coordenação