Mostra em homenagem a Descartes Gadelha é visitada por diferentes grupos nesta terça-feira (09/04)

Nesta terça-feira, 9, o 75º Salão de Abril reuniu diferentes públicos em um dia especial de visitas. Dentre os grupos, destacam-se os representantes do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, alunos do curso de teatro da Vila das Artes e idosos do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Canindezinho.

A diversidade de perspectivas e experiências foi notável, refletida nas expressões de admiração e curiosidade. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte bem de pertinho. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, revelou.

O encanto também brilhou os olhos de Gregor Andrade, de 8 anos. Apesar da pouca idade, ela já entende a importância da arte. “O ‘museu’ é bem grande e todas as obras são muito bonitas. Estou encantado”, revelou.

A visita foi uma oportunidade de ampliar horizontes e estimular a criatividade dos alunos de teatro da Vila das Artes. “São obras que tem a ver com a territorialidade, então os alunos tem uma identificação direta com os elementos e imagens”, comenta Edivaldo Batista, professor de teatro.

Já os representantes do Museu de Arte Contemporânea do Ceará celebravam a conexão entre as 38 obras expostas e a diversidade de temas, conceitos, materiais e formatos que, juntos, provocam reflexões sobre o mundo que nos cerca. Em especial a obra Côrte mascarada. Maracatu flor da senzala. da série "COVID-19" (2020) de Descartes Gadelha, artista homenageado nesta edição do Salão.

Trocar conhecimento foi o intuito do Centro de Memória (CM) da Fazenda, equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), que também levou um grupo para visitar o Salão de Abril nesta terça.

“Existe um projeto para que a equipe possa conhecer outros equipamentos culturais e, dessa forma, a gente possa ter uma troca de conhecimento, sempre muito importante. Vim para a abertura do Salão de Abril e fiquei encantada. Por isso, quis trazer a equipe para ter essa percepção de novos artistas e os já conhecidos também”, explicou a coordenadora do Núcleo Educativo do CM, Ana Paula Bezerra.

A 75º edição do Salão de Abril é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

A exposição segue aberta para visitação gratuita, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, até 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Publicado na categoria  
Casa do Barão de Camocim
no dia 
10/4/2024

Mais notícias de 

Casa do Barão de Camocim

Ver tudo