A

Escola Pública de Teatro da Vila das Artes encerra as atividades de mais um ano do curso básico para crianças e adolescentes neste mês de dezembro. Intitulada "Memórias", a III Mostra Percursos Livres de Teatro reúne quatro espetáculos que serão apresentados de quarta a sexta-feira (14 a 16/12), no Cuca José Walter e na Caixa Cultural Fortaleza. Confira mais abaixo o detalhamento da programação.

A  mostra é resultado do processo de formação, reflexão e criação desenvolvido por estudantes e professores das turmas do Curso Percursos Livres de Teatro para Crianças e Adolescentes, ao longo do primeiro e do segundo semestre do ano de 2022.

Para Graça Freitas, coordenadora da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, trata-se de um momento de especial comemoração para todas as pessoas envolvidas na realização do evento: estudantes, familiares e professores."É um processo vital para a iniciação artística dessas crianças", comenta a coordenadora. "É o momento em que elas têm a oportunidade de olhar para si, para a história da própria família e da cidade, e a partir dessa observação se perceber um sujeito que cria e transforma", complementa.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação
Na quarta-feira (14/12), o Cuca José Walter recebe os espetáculos das turmas de 11 a 14 anos. Às 9h30, teremos o espetáculo "Quem conta um conto transforma o canto", dirigido por Joice Forte e Edivaldo Batista. Às 14h30, é a vez de "Entre história e estórias pelo centro!", espetáculo dirigido pelos professores Izabela Wégila e Denilson Almeida.

Na quinta-feira (15/12), apresentam-se também alunos das turmas de 8 a 10 anos, desta vez na Caixa Cultural Fortaleza. Às 18h30, inicia o espetáculo "Relicários", dirigido pelo professor Renato Rodrigues. A apresentação é seguida por "Entre história e estórias pelo centro!".

Na sexta-feira (16/12), novamente na Caixa Cultural Federal, "A ilha do esquecimento" é quem dá início a mostra a partir das 18h30, espetáculo também de alunos com idade entre 8 e 10 anos com direção da professora Lana Furtado. Às 20h, o espetáculo "Quem conta um conto transforma o Canto" encerra o último dia da mostra.

Sobre os espetáculos
A ilha do esquecimento
Turma de 08 a 10 anos (Turno Manhã)
Direção artística: Lana Furtado
Sinopse: Entre os anos de 2012 a 2015, nasciam os novos moradores desse planeta, a geração do futuro. Pequenos, mas cheios de dúvidas e certezas, tinham a força de gigantes e eram capazes de tirar qualquer grandão do eixo.  Com personagens que se dividem entre “gente grande" e "gente pequena”, o espetáculo investiga as relações entre adultos e crianças, a partir de diálogos cotidianos cheios de humor e reflexão.

Quem conta um conto transforma o canto
Turma de 11 a 14 anos (Turno Manhã)
Direção artística: Joice Forte e Edvaldo Batista
Sinopse: Contar um conto, dançar nossas memórias, brincar nossas lembranças de terreiro, imaginar uma árvore bem alta, de raízes fortes e folhas gigantes no meio de um Rio cheio de memórias. O espetáculos é um passeio pelo imaginário popular, evocando personagens, cantos e danças que celebram nossas memórias!

Relicários
Turma de 08 a 10 anos (Turno Tarde)
Direção artística: Renato Rodrigues
Sinopse: O que acontece quando abrimos nossos baús de brinquedos e despejamos todas as peças? Relicários é um convite ao sensível e ao sensório, à abertura de crianças que revelam suas memórias que se substanciam como releituras em trânsito cênico, onde a imaginação é mestra de jogos para expressar o que foi e o que é. O jogo em cena traz o meio pelo qual brincadeiras, brinquedos, invenções e reinações terão vez e voz.

Entre história e estórias pelo centro!
Turma de 11 a 14 anos (Turno Tarde)
Direção artística: Izabela Wégila e Denilson Almeida
Sinopse: Será que realmente conhecemos a cidade em que vivemos? E se através das memórias vivas pudéssemos reviver as histórias e estórias do primeiro bairro de nossa cidade? O espetáculo é  um pequeno mergulho na história de pessoas que deixaram em suas trajetórias a construção de um bairro que, de certa forma, nos atravessa com seus edifícios, nos deixando momentos e experiências.

Sobre o curso
Iniciado em 2019, o Curso Percursos Livres de Teatro para Crianças e Adolescentes é o processo formativo promovido pela Escola Pública de Teatro da Vila das Artes destinado a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos. Com duração de dois anos, o curso tem por objetivo permitir acesso ao âmbito técnico do teatro e aos elementos da composição cênica (cenografia, iluminação, sonoplastia, figurinos, dramaturgia) a partir de jogos e exercícios com sons, luzes, tintas, materiais recicláveis, tecidos, palavras e diversos outros elementos.

Serviço
Memórias - III Mostra Percursos Livres de Teatro
Data: Quarta-feira (14/12)
Hora: 9h30 e 14h30
Local: Cuca José Walter (Rua 69 – Pref. José Walter)
Gratuito e aberto ao público

Data: Quinta e Sexta-feira (15 e 16/12)
Hora: 18h30
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Gratuito, com retirada de ingressos até 1h antes dos espetáculos na bilheteria

Publicado na categoria  
Teatro
no dia 
13/12/2022

Mais notícias de 

Teatro

Ver tudo