A

Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgaram, no último sábado (25/02), o resultado com a lista dos trabalhos classificados e classificáveis para compor o 74º Salão de Abril. Os projetos foram escolhidos após análise técnica da equipe curatorial, composta por especialistas em artes visuais.

Em 2023, o Salão de Abril recebeu 341 inscrições de artistas do Ceará e de outros estados do Nordeste. Desse total, foram selecionados 38 projetos para compor a mostra. Todos os trabalhos foram analisados pela equipe de curadoria formada pelo pesquisador e artista, Jonas Van; pela professora e curadora Galciani Neves; e pelo administrador e pesquisador Victor Perlingeiro.

Confira aqui a ata da curadoria

Confira aqui a lista dos classificados e dos classificáveis

Nesta fase, não cabe recurso quanto ao aspecto técnico e artístico da seleção de obras divulgada. Agora, os artistas proponentes selecionados serão convocados para a próxima etapa e deverão enviar toda a documentação exigida, conforme orientação no item 6.11 do edital, para o e-mail contatosalaodeabril@institutoiracema.com. O prazo de envio da documentação se inicia hoje, 25/02, e segue até o dia 05/03 (domingo). A documentação necessária pode ser conferida a partir do item 6.8 do edital.

A 74ª edição do Salão de Abril
O 74ª Salão de Abril recebeu inscrições de obras em 9 modalidades: instalação (91 obras), pinturas (66), fotografia (60), videoarte (36), desenho (25), escultura (24), colagem (17), performance (14) e gravura (6).

Dos 341 projetos validados para concorrer ao edital, 315 são do Ceará, sendo 251 de Fortaleza e outros 64 de municípios cearenses como Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Eusébio, Iguatu, entre outros. Foram escolhidos 26 projetos dos estados nordestinos, oriundos de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.

Ao longo de seus 80 anos de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.

Conheça a equipe de curadores
Quem abre a lista de curadores é o cearense Jonas Van. Ele é pesquisador e artista transnordestino. Sua prática está inscrita entre transmutações, linguagem, ficção especulativa e espiritualidade, usando som, vídeo e poesia. Foi premiado em 2016 com o prêmio EDP nas Artes Tomie Ohtake e em 2022 com o prêmio Helvetia Art Prize. Atualmente é mestrando no Programa em Pesquisa e Artes Visuais - CCC (Estudos Críticos, Curatoriais e Cybermedia) na HEAD - Genebra e é co-curador no espaço de arte Urgent Paradise em Lausanne (CH).

A segunda curadora é Galciani Neves, que nasceu em Fortaleza e mora em São Paulo. É curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Galciani tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Trabalhou em instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia). É autora do livro Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção (EDUC, 2016, com auxílio FAPESP).

O terceiro membro da banca curatorial é Victor Perlingeiro, que é diretor da Galeria Multiarte, administrador e pesquisador. Com vasta experiência curatorial, ele coordena catalogações de patrimônios públicos e privados, exposições de itinerância nacional, além de pesquisar sobre a história da arte do Estado do Ceará. Em suas últimas realizações está a execução do Memorial Edson Queiroz, da exposição “Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922” e “Leonilson por Antonio Dias”, passando por SP, RJ e CE.

Publicado na categoria  
Casa do Barão de Camocim
no dia 
25/2/2023

Mais notícias de 

Casa do Barão de Camocim

Ver tudo