A

Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes recebe inscrições para interessados em participar do módulo “Investigações Curatoriais: Cinema Negro, Cinema Brasileiro”, integrante da formação Pontos de Corte 2022/2023. Com mediação de Lorenna Rocha, as aulas ocorrerão de forma remota, por meio de videoconferências na plataforma Google Meet, entre os dias 25 e 27/04, das 18h às 21h. As inscrições devem ser realizadas até domingo (23/04), por meio do preenchimento de ficha de inscrição on-line. São 15 vagas com preenchimento por ordem de inscrição.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

Totalmente gratuito e com carga-horária total de 10 horas-aula, a formação tem por objetivo discutir possibilidades curatoriais a partir de três estudos de caso: “Cinema Negro: Capítulos de Uma História Fragmentada” (FestCurtas, 2018), “Diretoras Negras no Cinema Brasileiro” (CCBB, 2017) e “Mostra Ladrões de Cinema” (Janela Internacional de Cinema do Recife, 2022). A ideia é perceber como a curadoria pode intervir nas narrativas historiográficas do cinema brasileiro, lançando luz à presença e não-presença de corpos racializados e sexo-dissidentes nesse campo.

“Além disso, analisaremos escolhas temáticas, estéticas e conceituais que configuram tais discursos curatoriais, assim como suas respectivas programações fílmicas, buscando discutir questões em torno das representações e representatividades”, complementa Lorenna Rocha, ministrante do curso.

O resultado será divulgado na manhã de segunda-feira (24/04). Candidatos selecionados serão notificados por e-mail.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre a ministrante
Lorenna Rocha (Recife, 1996) é historiadora, crítica cultural e programadora de cinema, mestranda em Comunicação (UFPE). É co-fundadora da “Indeterminações”, plataforma de crítica e cinema negro brasileiro, e fundadora e editora-chefe da revista “camarescura - estudos de cinema e audiovisual”. Atuou como curadora em edições do Festival Internacional de Curtas-metragens de Belo Horizonte (2021, 2022) e na edição especial do Janela Internacional de Cinema do Recife (2022). Atuou como crítica de cinema no blog Sessão Aberta (2019-2021) e na revista Cinética (2021). Em 2023, participou da Berlinale Talents, durante o 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim, como crítica de cinema. Está como curadora do Cineclube Mocambo (MG).


Pontos de Corte
Com carga horária total de 280 horas-aulas, o curso Pontos de Corte 2022/2023 – Formação de Cineclubistas e Exibidores Independentes acontece em formato virtual, com aulas síncronas, no horário noturno. A formação tem o objetivo de dar incentivo à autonomia e estratégias de sustentabilidade dando apoio à ação cineclubista. A finalidade do programa Pontos de Corte é a democratização do acesso a obras audiovisuais a partir do incentivo à prática de exibição em lugares não convencionais. O curso apoia ações cineclubistas por meio de articulações em rede. Os estudantes são estimulados a atuar em seus bairros, realizando ocupações artísticas e culturais em espaços públicos. A grade do curso propõe um caminho que dialoga com o fazer artístico, com foco específico no Cinema, por meio de uma linguagem expandida. A turma mais recente do programa resulta de processo seletivo realizado no segundo semestre de 2022. Eventualmente, módulos da formação abrem vagas para ouvintes.

Serviço
Curso Pontos de Corte 2022/2023: Módulo “Investigações Curatoriais: Cinema Negro, Cinema Brasileiro”, com Lorenna Rocha – Inscrições para Ouvintes
Inscrições: até Domingo (23/04/2023)
Data: 25 a 27/04/2023
Horário: das 18h às 21h
Local: Plataforma de Videoconferências Google Meet
15 Vagas
Gratuito

Publicado na categoria  
Audiovisual
no dia 
19/4/2023

Mais notícias de 

Audiovisual

Ver tudo