A

Escola Pública de Dança da Vila das Artes divulga as datas do programa Conversa de Academia deste mês de novembro. As três edições do evento ocorrerão, nas tardes de terça e quinta-feira (22 e 24/11), às 16h30, em transmissões ao vivo por meio do canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube.

Clique aqui para acessar o YouTube da Vila das Artes

Clique aqui para assistir a edições anteriores do programa Conversa de Academia

Na terça-feira (22/11), o programa terá como convidada a bailarina e arte-educadora Pamela Gabrielle, que apresentará "Vila das Artes – Uma Escola de Dança no Contexto". A pesquisa analisa o modo de ensino de balé clássico proposto pelo projeto pedagógico do Curso de Formação Básica da Escola Pública de Dança da Vila Das Artes. "O trabalho reflete sobre o atual sistema de ensino de balé clássico em Fortaleza e intenta contribuir com o seu desenvolvimento através de uma perspectiva pedagógica contemporânea, transversal e interdisciplinar, atingindo diretamente bailarinos e bailarinas que buscam o balé como profissão", explica Pamela.

Na quarta-feira (23/11), "Ativismos de danças no Ceará: política, história e encangamentos possíveis" será o tema do convidado Victor Hugo Portela. A conversa parte da pesquisa de mestrado em dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do Prof. Dr. Joubert Arrais. A pesquisa analisou publicações historiográficas de dança do Estado e as organizações coletivas locais.  "O trabalho, defendido em 2021, se dedica a investigar como os ativismos de dança no Ceará em suas coletividades 'encangadas' contribuem para a construção de uma história capaz de fissurar a tradicional história da dita dança brasileira", explica o pesquisador.

Na quinta-feira (24/11), é a vez de Fabiana Lima apresentar "Jogo Expandido para Criação Coreográfica: Pistas da Dança Moderna", material artístico pedagógico desenvolvido a partir da Técnica Limón de Dança Moderna. "Com seus princípios básicos de alinhamento, respiração, isolamento, queda e recuperação de peso, suspensão e sucessão, o trabalho produz vocabulário corporal e propõe estratégias de criação coreográfica direcionadas para trabalhos de improvisação e composição", comenta Fabiana.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre os ministrantes
FABIANA LIMA é bailarina, professora, coreógrafa, preparadora corporal e ensaiadora. É mestra em Dança (UFBA) e especialista em "Estudos Contemporâneos em Dança" (UFBA) e em "Dança e Educação" (FATENE-CE). É licenciada e bacharel em Dança (UFBA) e licenciada em Pedagogia (UVA). Atualmente coordena o grupo de estudos "Jogo Expandido de Dança Moderna: Improvisação e Criação", trabalha com a formação de bailarinos, dançarinos e professores de dança, e pesquisa a técnica José Limón de Dança Moderna. É também coordenadora da Escola Urbana de Dança e do Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena, e diretora artística do Exchange Dance Program - Marcelos Move.

PAMELA GABRIELLE é licenciada em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou no balé clássico em 1991, aos 4 anos de idade. Atualmente, é diretora da Escola de Ballet Wirtz e atua como arte-educadora e como professora e coreógrafa de balé clássico.

VICTOR HUGO PORTELA é artista da dança, gestor, professor e pesquisador de histórias de danças do Ceará. Coordenou o "Curso de Iniciação em Dança Contemporânea" e a "Residência Coreográfica Ponto de Encontro e Abandono", propostos pela Associação Prodança. Atua também em curadoria e comissões de seleção. É mestre em dança (UFBA), licenciado em teatro (IFCE) e técnico em dança (SENAC/CE).

Conversa de Academia
Iniciado em 2015, o programa surgiu da "importância de promovermos encontros em que pesquisadores pudessem expor suas pesquisas fora do espaço acadêmico", explica a coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, Marina Carleial. "Incorporamos o formato virtual, o que facilita o acesso e permite ampliação do público, além de registrar as pesquisas criando um breve acervo", complementa Marina.

Podem participar pesquisadores, como técnicos, graduandos e graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores, que almejem compartilhar trabalhos ligados ao campo da dança.

Serviço
Conversa de Academia - Novembro
Data: Terça a Quinta-feira (22 a 24/11)
Horário: 16h30
Local: Canal de Vídeos da Vila das Artes

Publicado na categoria  
Dança
no dia 
18/11/2022

Mais notícias de 

Dança

Ver tudo