A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes abre inscrições para "Café Dramático: Laboratório de Leitura e Estudos de Textos Teatrais Negros", novo módulo da 3ª turma da Formação Continuada Conexões Contemporâneas. As aulas terão a condução da dramaturga e pesquisadora Onisajé, e ocorrerão de 21/11 a 25/11, das 18h às 22h, na Vila das Artes. Interessados em participar das aulas como ouvintes terão até 17/11 para se inscrever.

Clique aqui para se inscrever

A formação tem carga horária de 20 horas-aula e consiste em um laboratório voltado para o treinamento prático e teórico de atrizes e atores a partir de uma incursão pelo universo da dramaturgia negra. "Os participantes farão análises temáticas e técnicas dos textos e  aprofundarão a técnica de leitura cênica, apropriando-se da potência da palavra, da imagem e das construções dramatúrgicas do Teatro Negro", comenta Onisajé, ministrante da formação.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Conexões Contemporâneas
A Formação Continuada em Teatro "Conexões Contemporâneas” é um espaço de pesquisa, criação e experimentação, com o objetivo de fortalecer e consolidar as ações dos artistas e coletivos de teatro de Fortaleza. Destinado a participantes com idade maior que 18 anos e experiência comprovada em artes cênicas, o curso tem carga horária total de 260 horas-aulas e é dividido em 13 módulos de 20 horas mensais e duração de uma semana. O processo de seleção dos participantes da 3ª turma ocorreu ao longo do segundo semestre de 2021. A cada módulo do curso, novos participantes podem se candidatar a participar como ouvintes.

Sobre a ministrante
Onisajé (Fernanda Júlia) é Yakekerê (mãe pequena, segunda sacerdotisa do terreiro) no Ilê Axé Oyá L´adê Inan, graduada no Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA, mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), com a dissertação "Ancestralidade em cena: Candomblé e Teatro na formação de uma encenadora". Atualmente é doutoranda no mesmo programa. Foi professora substituta da Escola de Teatro da UFBA nos semestres 2017.2 e 2018.1 nos cursos de Direção, Interpretação e Licenciatura. É diretora fundadora do Núcleo Afro brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA). É dramaturga, preparadora de atores, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil, com ênfase nas religiões de matriz africana.

Serviço
Formação Continuada Conexões Contemporâneas - Módulo VII “Café Dramático: Laboratório de Leitura e Estudos de Textos Teatrais Negros”, com Onisajé
Inscrições: até 17/11
Data: 21 a 25/11
Horário: das 18h às 22h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Gratuito

Publicado na categoria  
Teatro
no dia 
7/11/2022

Mais notícias de 

Teatro

Ver tudo