A

Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abre inscrições para "Cinema e Fabulação", novo módulo da 6ª turma do Curso de Realização em Audiovisual. As aulas terão a condução de Anti Ribeiro, e ocorrerão de 05 a 09/12, das 14h às 18h, na Vila das Artes. Interessados em participar das aulas como ouvintes terão até sexta-feira (02/12) para se inscrever. São disponibilizadas 10 vagas.

Clique aqui para se inscrever

Conforme explica a ministrante da formação, trata-se de uma proposta que "percebe na fabulação um método de descentramento da visão como sentido governador da experiência. A ideia é experimentar narrativas que recusam o modelo linear, sequencial e separável de contar e se inclinam à sintetização de uma linguagem disforme, transitória e/ou sempre-em-construção", comenta Anti Ribeiro. O módulo percorre referências como Denetèm Touam Bona, Édouard Glissant, Castiel Vitorino Brasileiro, Jota Mombaça, Leda Maria Martins, Adolfo Vasquez, Denise Ferreira da Silva, Ailton Krenak, Jon K Shaw & Theo Reeves-Evison, Kodwo Eshun, entre outros pensadores.

"O módulo motiva interrupções nos métodos tradicionais do fazer Audiovisual, por sua vez essencialmente hierárquicos e excludentes sob o pretexto da preciosidade da forma e da hipervalorização da visibilidade", complementa Anti ribeiro.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Curso de Realização em Audiovisual
Uma das principais e mais antigas formações da Vila das Artes, o Curso de Realização da Escola Pública de Audiovisual tem duração de dois anos e é inteiramente gratuito. É constituído por ciclos e cada um deles é composto por módulos, divididos nos seguintes eixos: histórico, teórico, linguagem, técnico, aproximativo e ateliê. O curso tem por objetivo atuar na formação de pessoas, incentivando o desenvolvimento de parâmetros artísticos e organizacionais próprios, bem como estimulando prioritariamente os projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. São ofertadas 1.700 horas-aula de carga horária, com a chancela de extensão certificada pelo curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). Eventualmente, módulos do curso permitem a participação de novos participantes como ouvintes.

Sobre a ministrante
Anti Ribeiro é compositora sônica, curadora em audiovisual e pesquisadora de ficções. Seus últimos projetos incluem: "Ficção Como Arma de Guerra", um curso de metodologia poético-científico que versa sobre a criação/fabulação como ferramentas de disputa narrativa; e "Movediça", uma série de esculturas sônicas que sugere, através de materialidade sonora, desmontes pontuais aos sustentáculos narrativos herdados da colonialidade. Como artista sonora, Anti já trabalhou na Bienal de Veneza de 2022 junto à Jota Mombaça, com o teatro L’Usine em Genebra (Suíça), com o IASPIS em Estocolmo (Suécia), com o Nottingham Contemporary (Inglaterra), com o Beursschouwburg em Bruxelas (Bélgica), com o GfZk em Leipzig (Alemanha).

Serviço
Curso de Realização em Audiovisual - 6 Turma • Módulo "Cinema e Fabulação", com Anti Ribeiro (Vagas para Ouvintes)
Inscrições: até Sexta-feira (02/12), em www.vildasartesfortaleza.com.br
Data: 05/12 a 09/12
Horário: das 14h às 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
10 vagas
Gratuito

Publicado na categoria  
Audiovisual
no dia 
28/11/2022

Mais notícias de 

Audiovisual

Ver tudo