A

Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes promove, neste mês de janeiro, a mostra "Um cinema que incita: entornos e incidências do gesto adolescente no ato infracional". Serão quatro sessões cineclubistas, nos dias 17, 19, 24 e 26/01 , a partir das 18h, no estacionamento da Vila das Artes.

A curadoria dos filmes é de Júlio Figueroa, também mediador dos debates após cada sessão. Confira mais abaixo o detalhamento da programação.

O eixo curatorial que orienta a mostra é elaborado a partir de produções cinematográficas interessadas na relação entre adolescência e ato infracional. As obras lançam olhar e escuta a adolescentes que estão no entorno, contornam ou respondem diretamente a um determinado sistema de regras escolares ou jurídicas, as medidas socioeducativas, responsáveis por educar adolescentes que cometem ato infracional no Brasil.

Sobre a escolha dos filmes, a curadoria explica: "Ainda que alguns dos filmes possam ser mais desafiadores que outros do ponto de vista do manuseio de recursos formais, todos estão interessados em olhar a realidade ao lado do mundo potencialmente vivido pelo adolescente que está no ambiente do crime ou flerta com a prática fora da lei. A ordem da exibição atende a um arranjo que visa uma aproximação paulatina ao universo do adolescente que cometeu delitos, de uma abordagem mais suave, passando por uma visão mais poética sem deixar de ser política e por outra realista até chegar a uma abordagem mais direta e explícita", comenta Júlio Figueroa.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre o curador
Júlio Figueroa é professor, tem experiência na realização de curtas e pesquisa as relações entre cinema, saber e sistema socioeducativo. Tem formação em Comunicação Social pela UFC e em Realização Audiovisual pela Vila das Artes. É mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e doutor em Comunicação Social pela UFMG.

Programação
Filmes:
17/01 - Clube dos cinco (John Hughes, 1985, Estados Unidos, 14 anos, 1h37min)
19/01 - A vizinhança do tigre (Affonso Uchoa, 2014, Brasil, 16 anos, 1h35min)
24/01 - Se quiser assobiar, eu assobio (Florin Serban, 2010, Romênia, 14 anos, 1h34min)
26/01 - Pássaro Preto (2016, Brasil, Maria Pereira, 18 anos, 52min)
Horário: 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza - CE)

Telas Abertas
A mostra "Um cinema que incita: entornos e incidências do gesto adolescente no ato infracional" é a quinta e última oriunda da convocatória Telas Abertas 2022, que selecionou propostas de curadoria de mostra de filmes com temática livre para compor a programação do Cineclube da Vila das Artes de agosto de 2022 a janeiro de 2023.

Serviço
Cineclube Vila das artes – Mostra "Um cinema que incita: entornos e incidências do gesto adolescente no ato infracional"
Data: 17, 19, 24 e 26/01
Hora: 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)

Publicado na categoria  
Audiovisual
no dia 
13/1/2023

Mais notícias de 

Audiovisual

Ver tudo