A

Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes e o cineclube Cine Molotov promovem a segunda sessão cineclubista prévia do Festival do Filme Anarquista e Punk de Fortaleza. O evento será realizado nesta quinta-feira, às 18h30, com filmes e debates entre público presente e a curadoria, no estacionamento da Vila das Artes

A sessão conta com curadoria de Alex Fedox e Joaquim dos Santos. Confira mais abaixo o detalhamento dos filmes a serem exibidos.

A segunda prévia antecipa o início do I Festival do Filmes Anarquista e Punk de Fortaleza, previso para o dia 10/12. "A ideia é difundir produções audiovisuais anarquistas e punks de todas as partes do mundo, abrangendo também produções ligadas a questões sociais e libertárias diversas", explica o curador Alex Fedox.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Filmes
"Fôlego Vivo", de Juma Jandaíra (Doc. Experimental, 25min, Ceará): Uma comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o Rio São Francisco (Opará).

"Filho de Almereyda", de Alex Fedox (Documentário, 9min, Ceará): Uma fabulação sobre a vida e a obra do cineasta Jean Vigo, filho do ativista anarquista Miguel Almereyda, teve no pai uma forte inspiração para a construção do seu realismo poético.

"Impermanentes", de Manoel Batista (Ficção, 14min, Rio Grande do Norte): Em meio a espetáculos  inéditos do cotidiano imposto pela pandemia, dois irmãos desabrigados lidam com a pandemia que se espalha pela cidade. Entre a precaução e o negacionismo, sentimentos comuns como separação e medo persistem, embora continuem prevalecendo as preocupações individuais e a dificuldade em aceitar o padecimento.
 
"Bonita", de Mariana França (Documentário, 25min, São Paulo): O documentário apresenta as vivências de três mulheres pretas de gerações distintas e que são ou já foram atravessadas pelo mesmo sentimento: a solidão e a solitude da mulher negra.

"O Fim da Imagem", de Gil Baroni (Ficção, 15min, Paraná): A imagem entrou em crise existencial e está a assombrar a humanidade.

Cineclube Vila das Artes
Ação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, o Cineclube Vila das Artes promove mostras mensais temáticas ligadas aos conteúdos dos cursos ofertados pela escola ou propostos por instituições parceiras. As sessões de filmes são seguidas por debates com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso a espaços para discussão sobre o audiovisual na cidade. Desde março de 2020, sessões passaram também a ser realizadas de forma on-line, por meio do canal da Vila das Artes no YouTube.

Serviço
Cineclube Vila das Artes – 2ª Prévia do Festival do Filme Anarquista e Punk de Fortaleza
Data: Quinta-feira (01/12)
Hora: 18h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro)

Publicado na categoria  
Audiovisual
no dia 
29/11/2022

Mais notícias de 

Audiovisual

Ver tudo